Informações sobre Curso Técnico em Farmácia

OFERTA MAIO/24
As aulas iniciam em 20 de maio de 2024.
As aulas serão oferecidas no turno noite, de segunda a sexta-feira.
Horário das aulas das 19:00 as 22:00.
Curso com 1.200hrs.

Parecer de Autorização CEED n° 275/2021

Ver Matriz Curricular

Você com o diploma de Curso Técnico em Farmácia


Fazer pré-matrícula

Mais informações

Campo de atuação de profissionais com Curso Técnico em Farmácia

O curso técnico em Farmácia é projetado para fornecer aos estudantes o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar em diversas funções relacionadas à farmácia e ao setor farmacêutico. O currículo pode variar de acordo com a instituição de ensino e o país, mas geralmente abrange uma ampla gama de tópicos relevantes para a profissão farmacêutica. A seguir, estão alguns dos principais temas que são estudados em um curso técnico em Farmácia:
Introdução à Farmácia: Uma visão geral da profissão farmacêutica, sua história, ética e regulamentações.
Farmacologia: O estudo dos medicamentos, incluindo sua ação no corpo, indicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas.
Farmacotécnica: Princípios e técnicas de preparação de medicamentos, incluindo formas farmacêuticas como cápsulas, comprimidos, soluções, suspensões e pomadas.
Dispensação de Medicamentos: Como receber, armazenar e distribuir medicamentos de forma segura e eficaz.
Farmácia Hospitalar: Atividades relacionadas à farmácia em ambiente hospitalar, incluindo preparação de doses individuais, supervisão da terapia medicamentosa e farmacovigilância.
Farmácia Comunitária: Atendimento a pacientes em farmácias de varejo, incluindo dispensação de medicamentos, aconselhamento ao paciente, controle de estoque e gerenciamento de receitas.
Farmacovigilância: Monitoramento de efeitos colaterais de medicamentos e relato de eventos adversos às autoridades regulatórias.
Ética e Legislação Farmacêutica: Estudo das leis e regulamentos relacionados à prática farmacêutica, bem como questões éticas e responsabilidades profissionais.
Toxicologia: Estudo dos efeitos tóxicos de substâncias químicas e medicamentos, bem como medidas de prevenção e tratamento de intoxicações.
Controle de Qualidade: Técnicas de análise laboratorial para garantir a qualidade de medicamentos e produtos farmacêuticos.
Atendimento ao Cliente: Habilidades de comunicação e atendimento ao cliente para fornecer informações sobre medicamentos e aconselhamento ao paciente.
Microbiologia e Controle de Infecções: Estudo de microrganismos patogênicos, técnicas de esterilização e controle de infecções em ambientes farmacêuticos.
Anatomia e Fisiologia: Conceitos básicos sobre a estrutura e funcionamento do corpo humano.
Primeiros Socorros: Treinamento em procedimentos de primeiros socorros, incluindo reanimação cardiopulmonar (RCP) e tratamento de emergências médicas.
Gestão de Estoque e Compras: Práticas de gerenciamento de estoque, incluindo aquisição de medicamentos e produtos farmacêuticos.
Tecnologia da Informação: Uso de sistemas de informação farmacêutica para gerenciar registros de pacientes e informações sobre medicamentos.
O curso técnico em Farmácia prepara os estudantes para desempenhar funções em farmácias comunitárias, hospitais, laboratórios de análises clínicas, indústrias farmacêuticas e outros setores relacionados à saúde e à farmácia.

O mercado de trabalho para formandos em Curso Técnico em Farmácia

Os profissionais formados em cursos técnicos em Farmácia têm um mercado de trabalho aberto e diversificado, com oportunidades em várias áreas da saúde e do setor farmacêutico. A demanda por esses profissionais é constante devido à importância dos serviços farmacêuticos na assistência à saúde. Aqui estão algumas das oportunidades e áreas de atuação para os técnicos em Farmácia:
Farmácia Comunitária: Esta é a área mais tradicional de atuação para os técnicos em Farmácia. Eles trabalham em farmácias de varejo, atendendo diretamente aos pacientes, dispensando medicamentos, oferecendo orientações sobre uso correto de medicamentos e auxiliando em serviços de saúde, como medição de pressão arterial e glicose.
Farmácia Hospitalar: Em hospitais, técnicos em Farmácia desempenham um papel importante na distribuição segura de medicamentos, preparação de doses individuais, supervisão da terapia medicamentosa e farmacovigilância.
Farmácia de Manipulação: Técnicos podem trabalhar em farmácias de manipulação, onde medicamentos são preparados sob medida de acordo com as prescrições médicas, muitas vezes em formas personalizadas.
Indústria Farmacêutica: Empresas farmacêuticas contratam técnicos em Farmácia para funções relacionadas à produção, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos.
Controle de Qualidade: Em laboratórios de controle de qualidade, técnicos são responsáveis por testar e verificar a qualidade de produtos farmacêuticos e medicamentos.
Distribuição e Logística: Alguns técnicos trabalham em empresas de distribuição de produtos farmacêuticos, garantindo a distribuição eficaz de medicamentos para hospitais e farmácias.
Gestão e Administração Farmacêutica: Profissionais experientes podem assumir cargos de supervisão e gerenciamento em farmácias ou empresas do setor farmacêutico.
Farmácias de Redes: Além de farmácias independentes, redes de farmácias também contratam técnicos em Farmácia para atendimento ao público.
O mercado de trabalho para técnicos em Farmácia é geralmente sólido, com boas perspectivas de emprego, especialmente em áreas urbanas e regiões com uma população significativa. Além disso, a educação continuada e a obtenção de certificações relevantes podem melhorar as oportunidades de emprego e o potencial de crescimento na carreira.

Por que estudar na ETCR?

A Escola Técnica Cristo Redentor tem como missão ser uma escola de referência na formação média e técnica de qualidade. Nosso objetivo é grandioso: superar as expectativas do mercado de trabalho Desde 1997 inova oferecendo cursos que demandam profissionais bem qualificados, sempre orientada pelos princípios da responsabilidade, do cuidado e da qualidade. Além de uma estrutura bem equipada, com laboratórios para aulas práticas e salas de aula confortáveis, a ETCR orgulha-se de seus campos de estágio e excelentes colocações de seus alunos no mercado de trabalho.

Estrutura única e diferenciada

Um ponto fundamental para sucesso é o investimento permanente em atualização curricular e laboratórios técnicos. Temos uma preocupação em especial na parte de experimentação e práticas, onde investimos em laboratórios (incluindo uma cozinha semi-industrial completamente equipada) atualizados, elaboração de matrizes curriculares diferenciadas em relação ao mercado e uma criteriosa seleção de professores, para que estes agreguem não só conhecimento acadêmico, mas também conhecimento prático. Aqui na ETCR muitas de nossas salas são equipadas para aulas tanto praticas, quanto teóricas, porque para nós o melhor investimento é o conhecimento!